Wednesday, March 23, 2005

A Christian Passover

Nuno has a rewarding post about the Ancient Jewish and Roman influences on the practices and theology of Easter (the Googl-English isn't too bad on this one). An interesting question he pursues: was there any Roman precendence for transferring guilt? Probably not:
O emblemático “lavar de mãos” de Pilatos em relação a Jesus, na opinião dos historiadores, é também bastante improvável. “As realidades do poder de Roma, bem como o próprio temperamento de Pilatos, fazem com que a teoria da culpa dos judeus pela morte de Jesus seja completamente implausível em termos históricos”, escreve o padre e historiador americano Bruce Chilton no livro Rabbi Jesus – An Intimate Biography, um aprofundado trabalhos sobre o Jesus Histórico integrado nas suas raízes judaicas.

Por tudo isto, os relatos evangélicos da relutância de Pilatos em condenar Jesus são lidos pelos historiadores como uma tentativa dos cristãos primitivos de tornar a narrativa da Paixão o menos censurável possível aos olhos dos romanos, no seio dos quais se pretendiam integrar – assumindo-se ao mesmo tempo como uma ruptura com a sinagoga judaica, da qual se queriam agora afastar definitivamente.

0 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home